FAQ

BES é a sigla comumente utilizada para representar os cursos de Bacharelado em Engenharia de Software (BES). COENS é a sigla de Coordenadoria em Engenharia de Software, que é a coordenação/departamento ao qual está vinculado o BES da UTFPR-DV.

Load More

Seguindo o estabelecido nas normas que regulamentam a Organização Pedagógica dos cursos de graduação da UTFPR (clique aqui), a média de notas necessárias para aprovações nas disciplinas é 6,0 (seis).

Load More

Por regimento, o BES da UTFPR-DV é um curso superior presencial, sendo necessária a frequência mínima dos acadêmicos em 75% de cada unidade curricular. A responsabilidade pelo controle das presenças durante o semestre é de cada aluno individualmente.

Load More

O curso encontra-se em processo de reconhecimento aguardando a visita de uma comissão do MEC até o final de Dezembro de 2018. O número de processo para consulta é e-Mec 201714435.

Load More

O título conferido aos egressos é o de “Bacharel em Engenharia de Software”.

Load More

A principal diferença do BES para os demais cursos é devido ao fato que o mesmo está voltado para o ensino do desenvolvimento de software de qualidade, bem como para a documentação adequada para melhorias e manutenções, utilizando processos e ferramentas adequadas. A Engenharia de Software surgiu na década de 1960 como intuito de se apropriar de recursos da Engenharia Civil tradicional para a construção de software. Sendo assim, além de processos de desenvolvimento de software, os alunos do BES são ensinados a fazer medições, diagramações, planejamentos, validações e testes em todas as fases do desenvolvimento.

Load More

Nenhuma. Todas as linguagens de programação abordadas em disciplinas são ensinadas no curso.

Load More

Nada. No BES os alunos são introduzidos a todo o processo de criação e implementação de algoritmos. Há disciplinas introdutórias que visam a capacitar os alunos para a criação de estruturas lógicas que solucionem problemas computacionais, bem como a sua transcrição para alguma linguagem de programação.

Load More

Iniciação científica é uma modalidade de pesquisa na qual alunos de graduação são introduzidos à pesquisa sob a supervisão de um orientador/professor com domínio na problemática a ser abordada. Iniciações científicas são importantes ferramentas para o aprendizado de processos investigativos em Computação, metodologias científicas e escrita acadêmica.

Load More

São muitas as áreas de atuações para as quais os alunos do BES podem direcionar seus perfis de formação. Entre elas, destacam-se:

  • Engenheiro de software:
  • Gerente de projetos;
  • Arquiteto de software:
  • Analista de Sistemas;
  • Analista de Segurança;
  • Analista de Teste ou Testador ou Engenheiro de testes;
  • Desenvolvedor (mobile, front-end, back-end, etc.);
  • WebDesigner;
  • Analista de negócios;
  • Analista de suporte;
  • Administrador de banco de dados; e outras.

Adicionalmente às áreas supracitadas, os alunos do BES podem direcionar suas carreiras para a área acadêmica (fazer especialização, mestrado, doutorado) e direcionar para a área do ensino. Ou, então, os alunos do BES podem tornar-se empreendedores, criando soluções em formato de inovações tecnológicas.

Load More

A média salarial depende muito de fatores regionais e das organizações (dimensões e filosofias da empresa) nas quais o profissional está atuando. Empresas mais bem estruturadas oferecem planos de carreira e boas condições de trabalho. Segundo o site SINE (Site Nacional de Empregos) em uma empresa de grande porte, um Engenheiro de Software pode iniciar sua carreira recebendo algo em torno de R$ 4.200,00, ocupando o cargo de Engenheiro de Software Junior ou, então, em programas de Trainee.

Load More

Programas de trainee são modalidades de recrutamento muito comuns na área de T.I (Tecnologias da Informação) nas quais empresas (normalmente de grande porte) selecionam jovens recém-graduados para ingressarem suas carreiras como colaboradores. É comum que os programas aceitem candidatos com até, no máximo, 3 (três) anos de formado e com um bom histórico acadêmico. Assim, após um processo seletivo competitivo, são selecionados um grupo de profissionais que irão ser submetidos a capacitações para o ingresso em cargos distintos dentro da empresa contratante. Normalmente, as primeiras fases do processo seletivo dos trainees são realizadas por meio de provas online, viabilizando a participação de estudantes de graduação de qualquer lugar do país. Existem diversos sites que divulgam editais de processos seletivos para trainee. Abaixo seguem alguns deles:

My Trainee: https://www.mytrainee.com/

Vida de Trainee: http://www.vidadetrainee.com/

Estágio-Trainee: https://www.estagiotrainee.com/

Seja Trainee: http://sejatrainee.com.br/

WallJobs: https://www.walljobs.com.br/

Load More

Seguindo o estabelecido nas normas que regulamentam a Organização Pedagógica dos cursos de graduação da UTFPR (clique aqui), a aprovação nas disciplinas presenciais dar-se-á por Nota Final, proveniente de avaliações realizadas ao longo do semestre letivo, e por frequência.

Load More

O Exame Nacional para Ingresso na Pós-Graduação em Computação (POSCOMP) é um exame aplicado em todas as regiões do País. O POSCOMP testa conhecimentos na área de Computação e tem como objetivo específico avaliar os conhecimentos de candidatos a Programas de Pós-Graduação Stricto (Mestrado e Doutorado) em Computação oferecidos no Brasil. Os melhores Programas de Pós-Graduação do país utilizam, de alguma forma, o resultado do POSCOMP em seu processos seletivos. Os candidatos que realizam o Exame têm acesso ao seu resultado, individualmente, bem como a indicação das questões certas e erradas, a média e o desvio padrão.  A prova tem 70 (setenta) questões distribuídas em três áreas: 1) Matemática (20 questões), Fundamentos da Computação (30 questões) e Tecnologias de computação (20 questões).

Load More

O POSCOMP foi concebido para permitir que os candidatos a cursar Programas de Pós-Graduação em Computação possam participar dos processos seletivos em vários Programas no País, sem a necessidade de deslocamento para a sede de cada um dos Programas postulados pelo candidato, cumprindo assim um forte papel de inclusão social. O candidato realiza a prova no local mais próximo de onde mora e o resultado de seu exame é enviado para todos Programas que participam do POSCOMP, podendo assim o candidato pleitear vaga em qualquer um dos programas de pós-graduação que participam do POSCOMP. As localidades mais próximas de Dois Vizinhos onde o acadêmico do BES pode realizar o POSCOMP são:

  • Cascavel – PR;
  • Chapecó – SC;
  • Foz do Iguaçu – PR;
  • Curitiba – PR;
  • Maringá – PR; e
  • Londrina – PR.

Load More

Sim. A UTFPR-DV têm diversos cursos que acontecem no período diurno ou vespertino. Assim, algumas disciplinas podem ser cursadas em outros turnos (diferentes do noturno). O Núcleo Docente Estruturante (NDE) do BES vem trabalhando para a convalidação automática de todas as disciplinas coincidentes em outros cursos. Entretanto, quando não há essa convalidação automática, o aluno pode solicitar a convalidação da unidade curricular cursada em outro curso por meio do DERAC.

Conforme é estabelecido no Regulamento da Organização-Didático Pedagógico (clique aqui), adicionalmente às disciplinas a serem aproveitadas no curso, os alunos podem solicitar matrícula em disciplinas de outros cursos como forma de enriquecimento curricular. Tal enriquecimento pode ser utilizado como parte das horas de atividades complementares do curso.

Load More

Sim, desde que seja cumprido o que é estabelecido no Regulamento da Organização-Didático Pedagógico (clique aqui), o aluno pode pedir convalidação de disciplinas cursadas em outras instituições de ensino superior (independentemente do curso). O critério para o aceite ou declínio de um pedido de convalidação é a similaridade de conteúdo e carga entre a unidade curricular cursada em outra instituição e a unidade curricular do BES da UTFPR-DV conforme estabelecido em Regulamento.

Load More

Prova de suficiência é um exame que o aluno pode requerer quando julgar possuir conhecimentos de um determinada unidade curricular. Para solicitar a prova, o aluno deverá comprovar o conhecimento por meio de documentação específica a ser apreciada pela coordenação do curso. O pedido deverá ocorrer respeitando as datas estabelecidas no calendário acadêmico e o discente que obtiver nota igual ou superior a 6,0 (seis) será considerado aprovado.

Load More

As unidades curriculares (disciplinas) do BES têm a duração de um semestre.

Load More

As atividades complementares do BES são ações que devem ocorrer de modo paralelo às demais atividades acadêmicas. A execução das atividades complementares é um requisito obrigatório para a graduação do Engenheiro de Software e devem ser desenvolvidas dentro do prazo de conclusão do curso e enquanto o discente tem vínculo com a universidade.

Para a graduação, é necessário que cada acadêmico cumpra 180 horas de atividades complementares de naturezas diversas. Detalhes sobre o regulamento das atividades complementares do BES podem ser acessados na página do curso no seguinte link: https://coens.dv.utfpr.edu.br/site/curso/atividades-complementares/.

Load More

TCC é a sigla que representa Trabalho de Conclusão de Curso. O TCC do BES é o trabalho no qual o aluno deve utilizar os conhecimentos adquiridos em seu processo de formação para realizar um projeto em sua futura área de atuação. Dentro do BES da UTFPR-DV, o TCC é contemplado por meio de duas disciplinas: TCC I (sétimo período), e TCC II (oitavo período). Mais detalhes sobre o TCC do BES podem ser encontrado no link: https://coens.dv.utfpr.edu.br/site/curso/tcc/.

Load More

Não. O TCC do BES é individual. O projeto pode ser composto por mais de um acadêmico, entretanto as avaliações e a monografia a ser escrita deve ser um trabalho individual a ser supervisionado por um orientador.

Load More

Entende-se por trancamento de matrícula no curso a interrupção total das atividades escolares a pedido do aluno. O trancamento de matrícula no curso será concedido por um tempo máximo de 4 (quatro) períodos letivos no regime semestral e 2 (dois) períodos letivos no regime anual, consecutivos ou não, devendo ser requerido junto ao Departamento de Registros Acadêmicos/Secretaria do Polo de Apoio Presencial/Coordenação do Polo de Apoio Presencial, sendo retroativo ao início do período letivo. Demais informações sobre o trancamento do curso podem ser consultadas no Regulamento da Organização-Didático Pedagógico (clique aqui).

Load More

Jubilamento é o desligamento compulsório do acadêmico que não tenha conseguido se formar no prazo máximo estabelecido pela UTFPR-DV. No caso do BES da UTFPR-DV, o prazo máximo para formação é 14 (catorze) semestres. Demais informações sobre o jubilamento podem ser consultadas no Regulamento da Organização-Didático Pedagógico (clique aqui).

Load More

A área da computação vem sendo cada vez mais essencial em diversos setores da sociedade. Por isso, diversos órgãos do setor público têm aberto concursos públicos exigindo formação superior na área de computação. Uma vez aprovados no certame público, os egressos do BES da UTFPR-DV estarão habilitados a assumirem tais cargos. Abaixo segue uma pequena relação tais concursos:

  • Auditor de TI do Tribunal de Contas da União (TCU): Salário bruto inicial em torno de R$ 14.000,00;
  • Auditor de TI do Tribunal de Contas da União (TCU): Salário bruto inicial em torno de R$ 14.000,00;
  • Auditor de Controle Externo – Tribunais de Contas Estaduais: Salário bruto inicial em torno de R$ 6.300,00
  • Técnico Judiciário Federal: Salário bruto inicial em torno de R$ 5.500,00
  • Analista do Banco Central: Salário bruto inicial em torno de R$ 13.600,00
  • Perito Criminal Computacional (federal): Salário bruto inicial em torno de R$ 16.000,00
  • Técnico em T.I de carreira (estadual): Salário bruto inicial em torno de R$ 2.800,00
  • Analista em T.I de carreira (estadual): Salário bruto inicial em torno de R$ 4.500,00
  • Analista de Sistemas – Força Aérea Brasileira: Salário bruto inicial em torno de R$ 7.350,00
  • Analista Judiciário do Tribunal de Justiça: Salário bruto inicial em torno de R$ 8.900,00

Load More

PPC é a sigla que representa Projeto Pedagógico de Curso. O PPC do BES é o instrumento que concentra a concepção do curso, seus fundamentos da gestão acadêmica, pedagógica e administrativa, bem como os princípios educacionais vetores de todas as ações a serem adotadas na condução do processo de ensino-aprendizagem dos discentes durante curso. O PPC do BES encontra-se em processo de finalização de escrita pelo Núcleo Docente Estruturante do curso e será amplamente divulgado em breve.

Load More

Devido à natureza, carreiras de T.I no exterior são comuns. Normalmente, grandes empresas de área de T.I são multinacionais e fazem processos seletivos por meio de plataformas online,  viabilizando entrevistas por meio de videoconferências. Empresas globalizadas Canadenses, Americanas, Australianas e do Reino Unido (entre outros países) têm essa prática como forma de contratarem os melhores profissionais do mundo. Assim, desde que você tenha domínio do idioma requerido no processo de seleção e preencha o perfil profissional buscado pelas empresas, existem possibilidades de exercer a profissão de T.I no exterior.

Load More

Sim. A UTFPR-DV viabiliza que estudantes viagem para o exterior por meio do programa MEI (Mobilidade Estudantil Internacional). A MEI possibilita o afastamento temporário do estudante para estudo em instituições estrangeiras conveniadas, prevendo que a conclusão do curso ocorra na UTFPR.

As instituições parceiras das chamadas, normalmente, localizam-se na Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Itália, Portugal e Suécia para as quais serão selecionados em torno de 60 estudantes por edital.

Podem participar da MEI alunos da graduação da UTFPR, que estejam matriculados no mínimo no período que corresponde à metade do curso, e que apresentem coeficiente de rendimento maior que 0,65. Também é necessário comprovar a proficiência no idioma do país receptor ou na língua da instituição receptora, exceto quando for o português.

Load More

Dupla diplomação é um convênio internacional entre duas universidades na qual alunos de um determinado curso podem cursar parte sua graduação na instituição conveniada e, após seu retorno à instituição de origem, o aluno recebe dois diplomas – tanto da universidade de origem quanto da estrangeira na qual realizou intercâmbio.

Para que sejam iniciados os convênios de dupla diplomação, o BES da UTFPR-DV precisa de sua portaria de reconhecimento. A coordenação já iniciou tratativas para programas de dupla diplomação com universidades portuguesas, entretanto, as assinaturas de acordo poderão ser viabilizadas somente a partir de 2019.

Load More

Não há no Brasil nenhum conselho de classe que regulamente ou fiscalize os profissionais atuantes na área de computação. Portanto, os egressos do BES da UTFPR-DV não serão fiscalizados pelo CREA/CONFEA (Conselho Regional de Engenharia/Agronomia e Conselho Federal de Engenharia e Agronomia).

Load More

A Sociedade Brasileira de Computação ou SBC é uma sociedade científica sem fins lucrativos fundada em 1978, que reúne estudantes, professores, profissionais, pesquisadores e entusiastas da área de Computação e Informática de todo o Brasil. A SBC tem como função fomentar o acesso à informação e cultura por meio da informática, promover a inclusão digital, incentivar a pesquisa e o ensino em computação no Brasil, e contribuir para a formação do profissional da computação com responsabilidade social.

A finalidade principal da SBC é contribuir para o desenvolvimento do ensino, da pesquisa científica e tecnológica da Computação no Brasil e desdobra-se nos seguintes objetivos:

  • 1. incentivar atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento em Computação no Brasil;
  • 2. zelar pela preservação do espírito crítico, responsabilidade profissional e personalidade nacional da comunidade técnico-científica que atua no setor de computação no País;
  • 3. ficar permanentemente atenta à política governamental que afeta as atividades de computação no Brasil, no sentido de assegurar a emancipação tecnológica de País;
  • 4. promover por todos os meios academicamente legítimos, por meio de reuniões, congressos, conferências e publicações, o conhecimento, informações e opiniões que tenham por objetivo a divulgação da ciência e os interesses da comunidade de computação.

Sendo assim, ser membro da SBC desde a graduação consiste em oficializar o comprometimento de contribuir com a comunidade de profissionais em computação do Brasil, cooperando para o crescimento e fortalecimento da classe.

Os benefícios para estudantes associados são:

  • Acesso à rede sem fio Eduroam (somente para pessoa física);
  • Acesso ao Portal de Periódicos da Capes (somente para pessoa física);
  • Desconto em inscrições nos mais de 40 eventos realizados anualmente pela SBC;
  • Desconto de no mínimo 15% em inscrições nos eventos apoiados pela SBC;
  • Desconto para a compra de publicações da SBC;
  • Desconto para a compra de livros da Editora Elsevier;
  • Valor de inscrição diferenciado no POSCOMP;
  • Participação nas reuniões abertas de comissões e grupos de trabalhos que ocorram durante os eventos;
  • Acesso às listas de discussão mantidas pela SBC;
  • Acesso aos estudos realizados pela SBC e destinados a órgãos públicos ou privados, expressando posições políticas da Sociedade.

O preço da anuidade para estudantes de graduação é R$ 20,00 e a anuidade pode ser efetivada de modo online por meio do seguinte endereço: http://www.sbc.org.br/associe-se-2

Load More

Enriquecimento curricular consiste do acadêmico que quer cursar alguma disciplina em outro curso como forma de complementar seus conhecimentos. Tal disciplina não contribui para a complementação da carga horária do aluno no curso em que o mesmo está matriculado, entretanto a carga horária pode ser utilizada nas atividades complementares do aluno.

Load More

O ingresso no BES é dado por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Para concorrer às vagas do BES pelo SiSU, o estudante deverá realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), observando os procedimentos próprios de inscrição.

Load More

O estágio é um ato complementar ao processo de formação do aluno e visa à preparação para o trabalho produtivo em ambiente real que envolva computação. O estágio curricular  faz parte do projeto pedagógico do BES, sendo parte integrante do itinerário formativo do educando. Para obter sua graduação, o graduando precisa cumprir 400 horas de estágio. Demais detalhes sobre o estágio a ser cumprido pelo acadêmico do BES podem ser obtidos pelos regimentos específicos a serem consultados no seguinte site: https://coens.dv.utfpr.edu.br/site/curso/estagio-curricular/.

Load More