Grupos de Pesquisa

GPESI – Grupo de Pesquisa em Engenharia de Software e Informática

As repercussões do GPESI podem ser medidas em dois modos: a curto prazo e a medio prazo. Em curto prazo, espera-se que a repercussão do GPESI seja efetivada, inicialmente, de modo regional. Os docentes envolvidos no grupo, em sua maioria, dedicam esforços de pesquisa na área de Engenharia de Software, contribuindo para a geração de recursos humanos para a região Sudoeste do Paraná. Por outro lado, em médio prazo, espera-se uma repercussão nacional por meio da participação de membros do grupo em congressos nacionais e por meio do ingresso de alunos do grupo em renomados programas de Pós-Graduação. Por fim, as publicações do grupo, em nível nacional e internacional, devem contribuir para outros níveis de repercussão como, por exemplo, a transferência tecnológica da acadêmia para a insdústria.

Página do grupo: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6364090264037055


GPRSC – Grupo de Pesquisa em Redes e Segurança Computacional

O GPRSC está envolvido em diversas áreas de pesquisa multi e interdisciplinar, mais especificamente na área de sistemas operacionais, redes, segurança e sistemas distribuídos, abrigando um grupo de docentes colaboradores e orientandos. Possui intuito de apoiar pesquisadores e docentes em produzir inovação e conhecimento atuando com excelência em ensino, pesquisa e extensão em sistemas operacionais, redes de computadores, sistemas distribuídos e segurança computacional, atendendo necessidades da sociedade, na elaboração e implantação de projetos de redes, monitoração e gerência de tráfego e serviços, desenvolvimento de técnicas e ferramentas aplicadas a redes de computadores, sistemas distribuídos e segurança computacional, nas diversas áreas do conhecimento, para apoio da ciência da computação e ao desenvolvimento regional.

Página do grupo: http://coens.dv.utfpr.edu.br/gprsc


ICDI – Grupo de Pesquisa em Inteligência Computacional e Design de Interação

O ICDI está envolvido em diversas áreas de pesquisa multi e interdisciplinar, mais especificamente na área Inteligência Computacional e Design de Interação, abrigando um grupo de discentes colaboradores e orientandos. Possui intuito de: apoiar pesquisadores e docentes em produzir inovação e conhecimento atuando com excelência em ensino, pesquisa e extensão; atender as necessidades da sociedade, tais como o desenvolvimento e inclusão social; elaborar e implantar projetos de visão computacional, aprendizagem de máquina e design de interação, trabalho colaborativo assistido por computador, tecnologias assistivas, modelagem de usuário, nas diversas áreas do conhecimento, agregando à área da ciência da computação. Publicar seus resultados de pesquisas em Conferências e Periódicos de abrangência nacional e internacional.

Página do grupo: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1501455131944357


IoMT – Internet das Coisas Médicas

O grupo de pesquisa de IoMT – Internet das Coisas Médicas tem por objetivo estudar o contexto atual relacionado à essas aplicações, as quais envolvem software, hardware e sistemas de comunicação. As contribuições iniciais dizem respeito à novas propostas de gestão de confiança para compartilhamento de informações em aplicações IoMT. Os impactos esperados referem-se à contribuições sobre novas aplicações, padronização de plataformas, dados e modelos de comunicação, assim como novas propostas de integração com tecnologias emergentes com foco em IoMT (inteligência artificial, blockchain).

Página do grupo: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6622163267374579