Trabalho de Conclusão de Curso

A proposta de DCNs dos Cursos da área de Computação, aprovado pelo Parecer Parecer CNE/CES no 136/2012, estabelece em seu artigo 8º que o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) será desenvolvido como atividade de síntese, integração ou aplicação de conhecimentos adquiridos de caráter científico ou tecnológico. Ainda, deixa a cargo das Instituições de Educação Superior estabelecer ou não a obrigatoriedade do Trabalho de Conclusão de Curso, além da sua regulamentação.

Por sua vez, o Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para os Cursos de Graduação da UTFPR, aprovado pela Resolução COGEP nº 180, de 5 de Agosto de 2022, em seu Artigo 1º, diz que o TCC caracteriza-se por uma atividade acadêmica de síntese de conteúdos, integração e aplicação de conhecimentos teóricos e práticos e de articulação de competências, respeitando a metodologia adequada para o desenvolvimento da atividade.

O TCC de graduação na UTFPR tem como objetivos:

I – Desenvolver a capacidade de aplicação dos conceitos e teorias adquiridas durante o curso de forma integrada;

II – Desenvolver a capacidade de planejamento e disciplina para resolver problemas dentro das diversas áreas de formação;

III – Despertar o interesse pela aplicação do conhecimento como meio para a resolução de problemas;

IV – Estimular o espírito empreendedor, por meio de desenvolvimento de projetos;

V – Intensificar a extensão universitária, por intermédio da resolução de problemas e identificação de oportunidades existentes nos diversos setores da sociedade;

VI – Desenvolver a capacidade de análise e de busca de soluções para problemas sociais, políticos, tecnológicos, ambientais, éticos e metodológicos;

VII – Estimular a construção do conhecimento coletivo;

VIII – Estimular a inter, multi e transdisciplinaridade;

IX – Estimular a inovação tecnológica, através da transferência de tecnologia, desenvolvimento de patentes e/ou comercialização dos resultados; e

X – Estimular a articulação entre ensino, pesquisa e extensão.

As atividades serão realizadas em dois semestres, compondo duas disciplinas obrigatórias do currículo: Trabalho de Conclusão de Curso 1 (TCC 1) e Trabalho de Conclusão de Curso 2 (TCC 2) com carga horária de 60 horas cada, totalizando 120 horas. O TCC poderá ser desenvolvido individualmente ou em equipe, com possibilidade de participação de discentes de diferentes cursos, campi da UTFPR e/ou instituições de ensino. No entanto, a elaboração do Produto Final de TCC 2 e defesa final do trabalho serão individuais.

O TCC do curso de Bacharelado em Engenharia de Software é dividido em três fases: (i) Formalização da orientação, (ii) Proposta (TCC 1) e (iii) Produto Final (TCC 2).

Formalização de orientação

O acadêmico deverá, até a data estipulada pelo Professor Responsável pela Atividade de TCC – PRATCC, formalizar a orientação com o Professor Orientador.

Proposta de TCC (TCC 1)

Após a formalização de orientação pelo Professor Orientador, o acadêmico pode iniciar o desenvolvimento da proposta de TCC em consonância com as exigências de redação de acordo com o formato de entrega escolhido.

A proposta de TCC 1 poderá ser desenvolvida no formato de Monografia, Artigo, Ferramenta ou Produto de Software.

Produto Final (TCC 2)

No TCC 2, o aluno realizará a execução da proposta de TCC, bem como a defesa final do trabalho. O Produto Final de TCC poderá ser desenvolvido no formato de Monografia, Artigo, Ferramenta ou Produto de Software.

Regulamentos:

Sistema Integrado de Atividades Complementares, Orientações e Estágios (do Curso de Engenharia de Software):

Processo de Execução no TCC

Anexos (desatualizados, atualização em breve…):

Documentos para entrega da versão final de TCC 2:

Processo do TCC no curso:

Responsável pelo Trabalho de Conclusão de Curso I e II:

Prof. Dr. Marlon Marcon
E-mail: marlonmarcon@utfpr.edu.br