Descrição do Curso

O Curso de Bacharelado em Engenharia de Software do Câmpus Dois Vizinhos tem como objetivo geral a formação de recursos humanos para o planejamento, construção, gestão (do projeto e da qualidade) e manutenção de produtos caracterizados software, com vistas a atender às necessidades do mundo do trabalho corrente.

As necessidades que podem ser supridas abrangem principalmente o desenvolvimento, implantação e gerenciamento de projetos e conhecimento para uso em processos organizacionais, passando pela infraestrutura e manutenção de software.

O curso de Engenharia de Software tem duração de 8 semestres (4 anos), com carga horaria total de 3205 horas.

O curso é oferecido no período noturno, com aulas de 45 minutos, com início às 19:00 horas e término as 23:00.

A Engenharia de Software surgiu visando a solucionar um grande problema existente na área que é o desenvolvimento de software de qualidade. Desse problema foi derivada toda uma área de atuação profissional e de pesquisa conhecida como Engenharia de Software.

O curso de Engenharia de Software visa formar profissionais que tenham conhecimentos adequados para utilizar métodos de Engenharia, Processos, Análises, Projetos, Desenvolvimento, Manutenção, Métricas/Medições aplicados à área do software.

Na indústria, o profissional da área de Engenharia de Software é capacitado para atuar como desenvolvedor, analista, testador, gerente de projetos ou, então, arquiteto de software. Então, o egresso do curso que optar por atuar na indústria deve ser capaz de mapear diversos métodos para aplicá-los de modo sistemático para o desenvolvimento de software de qualidade.

Por outro lado, o profissional acadêmico da área de Engenharia de Software pode ter pesquisas, principalmente, em três vertentes: aspectos teóricos, aspectos experimentais e aspectos de automação. Normalmente, utilizam-se referenciais teóricos para apoiar a proposição de técnicas e processos que devem ser implementados e terem sua efetividade avaliada empiricamente.

Acesse aqui o Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Engenharia de Software