Posso cursar disciplinas no contra-turno?

Sim. A UTFPR-DV têm diversos cursos que acontecem no período diurno ou vespertino. Assim, algumas disciplinas podem ser cursadas em outros turnos (diferentes do noturno). O Núcleo Docente Estruturante (NDE) do BES vem trabalhando para a convalidação automática de todas as disciplinas coincidentes em outros cursos. Entretanto, quando não há essa convalidação automática, o aluno pode solicitar a convalidação da unidade curricular cursada em outro curso por meio do DERAC.

Conforme é estabelecido no Regulamento da Organização-Didático Pedagógico (clique aqui), adicionalmente às disciplinas a serem aproveitadas no curso, os alunos podem solicitar matrícula em disciplinas de outros cursos como forma de enriquecimento curricular. Tal enriquecimento pode ser utilizado como parte das horas de atividades complementares do curso.