O que é SBC? O que faz?

A Sociedade Brasileira de Computação ou SBC é uma sociedade científica sem fins lucrativos fundada em 1978, que reúne estudantes, professores, profissionais, pesquisadores e entusiastas da área de Computação e Informática de todo o Brasil. A SBC tem como função fomentar o acesso à informação e cultura por meio da informática, promover a inclusão digital, incentivar a pesquisa e o ensino em computação no Brasil, e contribuir para a formação do profissional da computação com responsabilidade social.

A finalidade principal da SBC é contribuir para o desenvolvimento do ensino, da pesquisa científica e tecnológica da Computação no Brasil e desdobra-se nos seguintes objetivos:

• 1. incentivar atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento em Computação no Brasil;
  • 2. zelar pela preservação do espírito crítico, responsabilidade profissional e personalidade nacional da comunidade técnico-científica que atua no setor de computação no País;
  • 3. ficar permanentemente atenta à política governamental que afeta as atividades de computação no Brasil, no sentido de assegurar a emancipação tecnológica de País;
  • 4. promover por todos os meios academicamente legítimos, por meio de reuniões, congressos, conferências e publicações, o conhecimento, informações e opiniões que tenham por objetivo a divulgação da ciência e os interesses da comunidade de computação.

Sendo assim, ser membro da SBC desde a graduação consiste em oficializar o comprometimento de contribuir com a comunidade de profissionais em computação do Brasil, cooperando para o crescimento e fortalecimento da classe.

Os benefícios para estudantes associados são:

• Acesso à rede sem fio Eduroam (somente para pessoa física);
  • Acesso ao Portal de Periódicos da Capes (somente para pessoa física);
  • Desconto em inscrições nos mais de 40 eventos realizados anualmente pela SBC;
  • Desconto de no mínimo 15% em inscrições nos eventos apoiados pela SBC;
  • Desconto para a compra de publicações da SBC;
  • Desconto para a compra de livros da Editora Elsevier;
  • Valor de inscrição diferenciado no POSCOMP;
  • Participação nas reuniões abertas de comissões e grupos de trabalhos que ocorram durante os eventos;
  • Acesso às listas de discussão mantidas pela SBC;
  • Acesso aos estudos realizados pela SBC e destinados a órgãos públicos ou privados, expressando posições políticas da Sociedade.

O preço da anuidade para estudantes de graduação é R$ 20,00 e a anuidade pode ser efetivada de modo online por meio do seguinte endereço: http://www.sbc.org.br/associe-se-2