Curso de Engenharia de Software da UTFPR-DV é conceituado com quatro estrelas no Guia da Faculdade

Pelo segundo ano consecutivo, o Estadão lançou o Guia da Faculdade. A publicação avalia a qualidade de cerca de 14 mil cursos superiores em todo o Brasil e nasceu de uma parceria realizada com a startup Quero Educação, no final de 2018. A metodologia utiliza a “‘avaliação por pares”, a qual colhe a opinião de milhares de professores que atuam no ensino superior brasileiro.

O curso de Bacharelado em Engenharia de Software do campus Dois Vizinhos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná teve sua primeira avaliação este ano pelo Guia da Faculdade do jornal Estadão, e atingiu o conceito de 4 estrelas.

Os critérios de avaliação são feitos em cursos com titulação de bacharelado ou licenciatura e que já tenham pelo menos uma turma de alunos formados. Se a mesma instituição oferece o mesmo curso em várias cidades, cada um deles recebe uma nota específica.

Os avaliadores são acionados para dar notas aos cursos das suas áreas de formação e de instituições prioritariamente localizadas na mesma região na qual trabalham. Eles avaliam três conceitos com notas de 1 a 5 para cada: qualidade do projeto pedagógico, qualidade do corpo docente e qualidade da infraestrutura. Cada curso é distribuído para a avaliação de seis professores.

O resultado numérico final é transformado em estrelas: entre 5 e 4,50 – 5 estrelas; menor que 4,50 a 3,50 – 4 estrelas; menor que 3,50 a 2,50 – 3 estrelas; e menor que 2,50 – não estrelado. Apenas um curso de Engenharia de Software foi conceituado com 5 estrelas, sendo o curso ofertado pela PUC-Campinas.

Informações via Portal UTFPR e Guia da Faculdade do jornal Estadão