Atividade Docente

André Roberto Ortoncelli

Email: ortoncelli@utfpr.edu.br
Linhas de pesquisa:

  • Processamento Digital de Imagens
  • Visão Computacional
  • Sistemas de Informação

Descrição curricular:
Possui graduação em Sistemas de Informação e Licenciatura em Computação pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (2009), especialização em Engenharia de Software e Banco de Dados pela Universidade Estadual de Londrina (2011), mestrado em Ciência da Computação, pela Universidade Estadual de Maringá (2013). Atualmente trabalha como professor na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Câmpus Dois Vizinhos), é doutorando em Informática pela Universidade Federal do Paraná e também é professor na especialização em Tecnologia Java ofertado pelo Câmpus Cornélio Procópio da UTFPR.


Evandro Miguel Kuszera

Email: evandrokuszera@utfpr.edu.br
Linhas de pesquisa:

  • Engenharia de Software
  • Migração e Integração de Bases de Dados Heterogêneas

Descrição curricular:
Possui graduação em Tecnologia em Informática com ênfase em Sistemas de Informação (2001) e Especialização em Desenvolvimento para Ambiente Internet (2003) pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná e mestrado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS (2010). Tem interesse nos seguintes temas: processamento paralelo e distribuído, programação orientada a objetos e engenharia de software.


Franciele Beal

Email: fbeal@utfpr.edu.br
Linha de pesquisa:

  • Design de Interação para a inclusão e o desenvolvimento social

Descrição curricular:
Possui graduação em Tecnologia em Processamento de dados pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Especialista em Engenharia de Software pela Faculdade Mater Dei. Mestre em Informática Aplicada na PUC/PR na área de Descoberta do Conhecimento e Aprendizagem de Máquina. Doutoranda em Informática na UFPR na área de Design de Interação para a inclusão e o desenvolvimento social. Faz parte do corpo docente do curso Bacharelado em Engenharia de Software na UTFPR-DV. Ministra as disciplinas de Algoritmos e Banco de Dados.


Marlon Marcon

Email: marlonmarcon@utfpr.edu.br
Linhas de pesquisa:

  • Visão Computacional
  • Inteligência Computacional
  • Tecnologia Assistiva

Descrição curricular:
Professor do Magistério Superior da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Dois Vizinhos. Cursa doutorado em Informática na Universidade Federal do Paraná (previsão de defesa 2020). Possui mestrado em Engenharia de Sistemas pela Universidade Federal de Lavras (2009), graduação em Bacharelado em Informática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2006). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase Processamento de Imagens, Machine Learning, Reconhecimento de Padrões e desenvolvimento de recursos de Tecnologias Assistivas por meio de Visão Computacional.


Newton Carlos Will

Email: will@utfpr.edu.br
Linhas de pesquisa:

  • Sistemas Operacionais
  • Segurança Computacional
  • Auditoria de Sistemas

Descrição curricular:
Graduado em Tecnologia em Sistemas de Informação pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2007), com Especialização em Tecnologia Java, também pela UTFPR (2009), mestrado em Engenharia Elétrica (Linha de Pesquisa Processamento de Energia) pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica da UTFPR Pato Branco, e doutorando em Informática pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atua nas áreas de Sistemas Operacionais, Segurança Computacional e Auditoria de Sistemas.


Rafael Alves Paes de Oliveira

Email: raoliveira@utfpr.edu.br
Linhas de pesquisa:

  • Teste de Software
  • Teste automatizado
  • Engenharia de Software

Descrição curricular:
É professor adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Dois Vizinhos/PR, onde atua como docente e coordenador do curso Bacharelado em Engenharia de Software. É Bacharel em Ciência da Computação pelo Centro Universitário Eurípedes – Univem – Marília-SP. Mestre em Ciência da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo ICMC-USP\São Carlos-SP. Doutor em Ciência da Computação e Matemática Computacional na Universidade de São Paulo ICMC-USP\São Carlos-SP. Em 2013 e 2014 foi pesquisador visitante da University of Maryland (UMD), College Park, MD/USA.


Rodolfo Adamshuk Silva

Email: rodolfoa@utfpr.edu.br
Linhas de pesquisa:

  • Programação Concorrente
  • Teste de Software

Descrição curricular:
Professor Adjunto Classe A na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Campus Dois Vizinhos, junto à Coordenação de Engenharia de Software (COENS), possui doutorado em Ciência de Computação e Matemática Computacional no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (2018), mestrado em Ciência de Computação e Matemática Computacional pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo – ICMC/USP (2013) e graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Campus Ponta Grossa (2009). Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: framework de domínio, teste de software e programação concorrente.


Rodrigo Tomaz Pagno

Email: rodrigopagno@utfpr.edu.br
Linhas de pesquisa:

  • Banco de Dados
  • Engenharia de Software

Descrição curricular:
Possui graduação em Bacharelado em Análise de Sistemas pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2006) e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá (2010).


Yuri Kaszubowski Lopes

Email: yurilopes@utfpr.edu.br
Linhas de pesquisa:

  • Computação aplicada ao controle
  • Enxames de robôs
  • Aprendizado de máquina

Descrição curricular:
É professor adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), câmpus Dois Vizinhos/PR, na área de análise de algoritmos e complexidade de computação do curso de Bacharelado em Engenharia de Software. Foi pesquisador associado em modelos dinâmicos para controle/computação evolucionária no departamento de Engenharia Eletrônica e Elétrica da The University of Sheffield (Reino Unido). É doutor em Automação de Controle e Sistemas de Engenharia pela The University of Sheffield (Reino Unido) reconhecido pelo programa de pós-graduação em Engenharia Elétrica da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Possui graduação em Ciência da Computação e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). É técnico em Mecânica pela Sociedade Educacional de Santa Catarina – SOCIESC / Escola Técnica Tupy – ETT. Pesquisa na área de computação aplicada ao controle, focando no uso de aprendizado de máquina para identificação de sistemas, linguagens formais e sistemas à eventos discretos. Tem interesse em sistemas de manufatura, edificação e robótica (principalmente enxames de robôs).