Colegiado

O Colegiado de Curso é um órgão propositivo no âmbito de cada curso de graduação e educação profissional para os assuntos de ensino, pesquisa e extensão em conformidade com as políticas da Instituição.

Compete ao Colegiado de Curso:

  1. Elaborar a lista tríplice de indicação da Coordenação de Curso;
  2. Estabelecer procedimentos para a indicação dos membros do Núcleo Docente Estruturante (NDE) tomando como base os critérios definidos no Regulamento do Núcleo Docente Estruturante dos Cursos de Graduação;
  3. Definir processo de escolha, eleição e nomeação de representantes (titular e suplente) do Colegiado de Curso na Câmara Técnica do Conselho de Graduação e Educação Profissional (COGEP);
  4. Propor os critérios para afastamento e licença dos docentes nas áreas específicas do curso, quando não houver Conselho Departamental, respeitadas as regras existentes na instituição;
  5. Propor aos Órgãos Superiores da Instituição o estabelecimento de convênios de Cooperação Técnica e Científica;
  6. Submeter ao COGEP, em substituição ao projeto de abertura do curso, um Projeto Pedagógico do Curso (PPC), atendendo o prazo máximo para protocolo de reconhecimento/renovação de reconhecimento, junto ao MEC;
  7. Submeter ao Conselho de Graduação e Educação Profissional alterações de PPC;
  8. Atualizar no PPC do curso, as alterações emitidas resoluções do COGEP, destacando em sua capa e rodapé a versão do projeto pedagógico e o número das resoluções que o alteraram;
  9. Enviar à Pro-reitoria de Graduação (PROGRAD) e manter em seu sítio eletrônico, a versão mais atualizada de seu projeto pedagógico;
  10. Auxiliar a Coordenação de Curso na implantação e execução do PPC;
  11. Definir, juntamente com o Núcleo Docente Estruturante (NDE), as disciplinas extensionistas a serem ofertadas e as cargas horárias concedidas para que a acreditação seja feita nos Projetos Pedagógicos dos Cursos;
  12. Emitir parecer a respeito de proposta de disciplina extensionista ou de atividade curricular de extensão;
  13. Aprovar projeto de componentes curriculares a serem ofertadas na modalidade semipresencial ou não presencial, definindo as unidades curriculares do curso que poderão ter turmas com vagas destinadas a estudantes sem presença obrigatória assegurando limite de carga horaria em conformidade com o Regulamento da Criação e da oferta de unidades curriculares na modalidade semipresencial e na modalidade não presencial;
  14. Analisar e emitir parecer sobre os planos de ensino das disciplinas do curso;
  15. Emitir parecer à Coordenação do curso a respeito da aprovação de plano de estudo a alunos que cursarem unidades curriculares em cursos superiores em instituição que não há acordo de mobilidade;
  16. Discutir e aprovar normas Complementares para o desenvolvimento dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC).
  17. Aprovar proposta de TCC realizado em outro campus da UTFPR, em instituições conveniadas ou no exterior;
  18. Analisar recursos e emitir parecer a respeito da substituição de orientadores de TCC;
  19. Propor à Coordenação de Curso, procedimentos e pontuação para avaliação de Atividades Complementares, quando houver;
  20. Propor procedimentos referentes ao Evento de Avaliação de Estágio Curricular Obrigatório;
  21. Propor e apoiar a promoção de eventos acadêmicos do curso;
  22. Auxiliar a Coordenação de Curso na definição das áreas de contratação de docentes do curso;
  23. Auxiliar a Coordenação de Curso nas avaliações relacionadas aos processos de regulação do curso;
  24. Propor, conjuntamente a coordenação, mecanismos para a avaliação do desempenho do curso;
  25. Atribuir a quantidade de membros a serem eleitos para o colegiado, referente aos itens VIII, IX e X do art.4º deste documento (Constituição do colegiado).

Regulamento dos Colegiados de Curso da UTFPR

Membros:

  1. Coordenador do Curso (presidente):

    Rodolfo Adamshuk Silva;

  2. Professor Responsável pela Atividade de Estágio (PRAE):

    Evandro Miguel Kuszera;

  3. Professor Responsável pelo Trabalho de Conclusão de Curso (PRATCC):

    Marlon Marcon;

  4. Professor Responsável pelas Atividades de Extensão (PRAExt):

    Rafael Alves Paes de Oliveira;

  5. Professor Responsável pelas Atividades Complementares (PRAC):

    Gustavo Jansen de Souza Santos;

  6. Professor Responsável pelas Atividades de Internacionalização (PRAInt):

    Tatianne Costa Negri Rocha;

  7. Professor Representante do Curso na Câmara Técnica do Conselho de Graduação e Educação Profissional (COGEP):

    Marisângela Pacheco Brittes;

  8. Professores que Ministram Aulas ou Tenham Atividades Relacionadas com as Áreas Específicas do Curso:

    1º Titular: Erinaldo da Silva Pereira;
    1º Suplente: Tatianne Costa Negri Rocha;
    2º Titular: Maria Adelina Silva Brito;
    2º Suplente: André Roberto Ortoncelli;

  9. Professor Eleito pelos Pares ou Indicado pelo Coordenador de Curso:

    Tatiane Peratz;

  10. Representantes Discentes:

    1º Titular: Anna Hellen Andrade Moura;
    1º Suplente: Guilherme Lago;
    2º Titular: João Pedro Fernandes Leão de Deus;
    2º Suplente: Luiza Maria Stachak Morosini.

Atas do Colegiado

Load More

Portarias

Load More