Acadêmica Jéssica Iara Pegorini tem artigo aceito no IV WTE

Jéssica Iara Pegorini é acadêmica do curso de Engenharia de Software da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Dois Vizinhos, e desenvolve o seu trabalho de conclusão de curso na área de segurança eleitoral, sob a orientação dos professores Rodrigo Tomaz Pagno e Newton Carlos Will.

O artigo aceito para publicação, intitulado “Desafios e Soluções em Sistemas de Votação Eletrônica: Um Mapeamento Sistemático”, apresenta um mapeamento sistemático realizado na área da segurança eleitoral, que busca as principais informações sobre os protocolos utilizados em sistemas de votação eletrônica, as medidas de segurança utilizadas e também as vulnerabilidades e falhas detectadas nesses sistemas. Os resultados apontam uma convergência dos estudos a determinados protocolos e medidas de segurança, além dos principais problemas a serem enfrentados nessa área.

O trabalho foi aceito para publicação no IV Workshop de Tecnologia Eleitoral (WTE), que é um evento científico organizado como evento satélite do XIX Simpósio Brasileiro de Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (SBSeg 2019), o qual ocorrerá em setembro, na cidade de São Paulo. O objetivo principal do evento consiste em fomentar a pesquisa em tecnologia eleitoral, integrando a comunidade brasileira de pesquisadores e profissionais com interesse em questões ligadas ao voto eletrônico.

O Brasil vem adotando crescente informatização das suas eleições desde a implantação das urnas eletrônicas em 1996, culminando no cenário atual onde se vislumbra a instalação de dispositivos de identificação biométrica em todos os equipamentos de votação. Entretanto, a participação do meio acadêmico, em particular do segmento orientado à Segurança da Informação, tem sido pouco expressiva nesta iniciativa.