Artigo é considerado um dos melhores do 10th CLOSER

O artigo intitulado “Secure Cloud Storage with Client-Side Encryption Using a Trusted Execution Environment”, desenvolvido pelo acadêmico Marciano da Rocha, sob orientação dos professores Rodrigo Tomaz Pagno e Newton Carlos Will, foi considerado um dos melhores trabalhos apresentados na 10th International Conference on Cloud Computing and Services Science (CLOSER 2020).

Os melhores trabalhos apresentados neste evento são selecionados pelos avaliadores com base em vários critérios, que incluem as classificações e comentários fornecidos pelos membros do comitê do programa, a avaliação dos presidentes da sessão e também a visão global dos presidentes de todos os trabalhos incluídos no programa técnico.

O referido trabalho apresenta a utilização do recurso de selagem de dados, fornecido pela tecnologia Intel Software Guard Extensions (Intel SGX), para criptografia de arquivos. É criado um sistema de arquivos virtual no qual os aplicativos podem armazenar seus dados, mantendo as garantias de segurança fornecidas pela tecnologia Intel SGX, antes de enviá-los a um provedor de armazenamento. Dessa forma, mesmo se o provedor de armazenamento estiver comprometido, os dados estarão seguros.

Para validar a proposta, o software Cryptomator, que é uma ferramenta gratuita de criptografia do lado do cliente para arquivos na nuvem, foi alterada com a integração de enclaves SGX para selagem de dados. Os resultados demonstram que a solução é viável, em termos de desempenho e segurança, e pode ser expandida e refinada para uso prático e integração com serviços de sincronização em nuvem.

Os autores foram convidados a enviarem uma versão revisada e ampliada de seu trabalho para publicação na Communications in Computer and Information Science. O trabalho apresentado na conferência pode ser acessado aqui.