Acadêmica Jéssica Iara Pegorini tem artigo aceito no 14th ICEGOV

Jéssica Iara Pegorini é acadêmica egressa do curso de Engenharia de Software da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Dois Vizinhos, e desenvolveu o seu trabalho de conclusão de curso na área de segurança eleitoral, sob a orientação dos professores Rodrigo Tomaz Pagno e Newton Carlos Will.

O artigo aceito para publicação, intitulado “Security and Threats in the Brazilian e-Voting System: A Documentary Case Study Based on Public Security Tests”, compila e analisa todos os planos de ataque apresentados nas cinco edições dos Testes Públicos de Segurança (TPS) da urna eletrônica, avaliando a segurança do Sistema Eleitoral Brasileiro e relatando quais violações as urnas eletrônicas e o sistema são suscetíveis. O artigo procura também explorar as limitações do TPS, uma vez que não cobre todos os aspectos do processo eleitoral.

O trabalho foi aceito para publicação na 14th International Conference on Theory and Practice of Electronic Governance (ICEGOV 2021) que ocorrerá em outubro na Grécia. A conferência tem como objetivo explorar como as sinergias entre as comunidades de tecnologia, política e coesão social podem ser um fator positivo para o desenvolvimento sustentável em nossa busca de enfrentar os grandes problemas que ainda abalam nossas sociedades e avançar em direção a uma melhor qualidade de vida, preservando nosso planeta. Também se concentra no desenvolvimento de governança digital inteligente para enfrentar as crises globais e promover a sustentabilidade social, política, econômica e ambiental.

O Brasil vem adotando crescente informatização das suas eleições desde a implantação das urnas eletrônicas em 1996, culminando no cenário atual onde se vislumbra a instalação de dispositivos de identificação biométrica em todos os equipamentos de votação. Entretanto, a participação do meio acadêmico, em particular do segmento orientado à Segurança da Informação, tem sido pouco expressiva nesta iniciativa.