O Code and Ladies é um grupo de alunas e professoras do curso de Engenharia de Software, cujo principal objetivo é incorporar atividades e eventos que promovam o desenvolvimento da Tecnologia entre o público feminino no Sudoeste do Paraná, em especial, estudantes e professoras do nível primário, secundário e superior. Além disso, o grupo visa aumentar o número de participantes femininas no mercado de Tecnologia da Informação (TI), fomentar a pesquisa científica e extensão para assim aumentar a participação de mulheres em TI no Brasil, e com isso, tornar a tecnologia uma carreira atraente para esse público. Code and Ladies foi criado em meados de julho de 2019 no Campus Dois Vizinhos da UTFPR, contando inicialmente com 5 participantes, sendo elas uma professora e quatro alunas. Atualmente o grupo é composto por 7 integrantes.

São elas:

Alinne é natural de Belém-PA e atualmente é professora do Curso de Bacharelado em Engenharia de Software na UTFPR- Campus Dois Vizinhos. A professora é PhD pela USP de Ribeirão Preto, Doutora em Ciência da Computação pela USP de São Carlos em 2017, Mestre em Ciência da Computação pela UFPE em 2011 e Bacharel em Ciência da Computação pela UNAMA em 2008. Possui experiência em Engenharia de Software e atua principalmente em engenharia de requisitos, modelagem de sistemas, engenharia de software experimental, metodologias ágeis e tecnologias assistivas para o processo de ensino e aprendizagem.

Alinne Cristinne Corrêa Souza
Professora do Curso de Engenharia de Software – UTFPR-DV

Arielyn nasceu em Umuarama no Paraná, e iniciou o curso de Bacharelado em Engenharia de Software em 2016. Hoje está cursando o 6º período. Se identifica muito com as áreas de Desenvolvimento Web, Design, Marketing, e Gerenciamento de Software. Já estagiou no departamento de comunicação na UTFPR-DV e na Agência de marketing Tog.desing. Atualmente, está estagiando como Assistente de Marketing na empresa LeadFinder. Também atuou no Centro Acadêmico do curso “Alan Turing”, no colegiado do curso, e participou do grupo de diversidades do Campus, nomeado “Núcleo de Diversidades UTFPR-DV”.

Arielyn Pádua da Silva
Graduanda do Curso de Engenharia de Software – UTFPR-DV

Jéssica é de Dois Vizinhos e iniciou o curso de Bacharelado em Engenharia de Software em 2014. Hoje está cursando o 8º período. Se identifica com as áreas de Desenvolvimento Web, Requisitos e Testes de Software, mas sua paixão mesmo é Segurança e auditoria. Dentro do Campus fez estágio no Gabinete da Direção Geral, auxiliou na organização de alguns eventos dentro e fora do campus e participou como representante discente do Colegiado do Curso. Além disso, estagiou na área de desenvolvimento Web na empresa Codengage.

Jéssica Iara Pegorini
Graduanda do Curso de Engenharia de Software – UTFPR-DV

Maynara nasceu em Toledo no Paraná, e iniciou o curso de Bacharelado em Engenharia de Software em 2017. Atualmente está cursando o 6º período. Se identifica muito com as áreas de Design e Gerenciamento de projetos. Já trabalhou na Sudotec como professora,durante dois anos, de computação gráfica, informática básica e informática avançada para pessoas de 8 até 70 anos.

Maynara de Oliveira Walter
Graduanda do Curso de Engenharia de Software – UTFPR-DV

Natália veio do Japão para prestar vestibular inicialmente para Engenharia Química. Ao fazer um curso técnico teve seu primeiro contato com a linguagem de programação PHP, onde se apaixonou profundamente pela área de TI. Em 2014 ingressou no curso de Bacharelado em Engenharia de Software e se identificou com as áreas de Inteligência Artificial e Segurança da Informação. Hoje é formada e pós-graduanda em Cibersegurança, Computação Forense e Perícia Digital pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação – IPOG, Campus Curitiba.

Natália Tiemi Yada
Bacharel em Engenharia de Software – UTFPR-DV e pós-graduanda em Cibersegurança pelo IPOG – Curitiba

Simone, professora do Curso de Bacharelado em Engenharia de Software na UTFPR- Campus Dois Vizinhos. Doutora em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (2017), com estágio sanduíche de um ano no Japan Advanced Institute of Science and Technology, Japan.
Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (2008). Graduada em Tecnologia em Informática pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2001). Possui experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software.

Simone de Souza Borges
Professora do Curso de Engenharia de Software – UTFPR-DV

Marisângela é professora adjunta do curso de Engenharia de Software da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Doutora em Engenharia Elétrica e Informática Industrial, área de concentração Engenharia Biomédica pela mesma instituição. Possui experiência em desenvolvimento de projetos de software, gestão da inovação tecnológica, empreendedorismo e startups.

Marisângela Pacheco Brittes
Professora do Curso de Engenharia de Software – UTFPR-DV