Início

A ESCOLA REGIONAL DE ENGENHARIA DE SOFTWARE – ERES – é promovida anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). A segunda edição da Escola Regional de Engenharia de Software, a ERES 2018, irá ocorrer em Dois Vizinhos, PR, no período de 22 a 24 de outubro de 2018.

Esta edição está sendo realizada pela Universidade Tecnológica Federal do ParanáCampus Dois Vizinhos.

A ERES tem por objetivo disseminar o conhecimento e boas práticas em Engenharia de Software (ES), tanto do ponto de vista profissional quanto acadêmico. A ERES 2018 é um espaço regional para que possam ser apresentados os resultados de pesquisas de graduação e pós-graduação e relatos de experiência na indústria. Além disso, possibilitará um ambiente natural para a discussão de abordagens no ensino-aprendizagem na ES nas instituições de ensino superior da Região Sul do Brasil.

A realização da Escola Regional de Engenharia de Software (ERES) pretende oferecer aos seus participantes atualizações do estado-da-arte da pesquisa científica na área de engenharia de software por meio da apresentação de palestras ministradas por pesquisadores renomados. O evento também intenciona oferecer uma atualização tecnológica por meio de minicursos apresentados por pesquisadores ou profissionais experientes e qualificados. Dessa forma, este evento irá possibilitar a divulgação de conceitos atuais na área, além de divulgar o que se está pesquisando em engenharia de software na região sul, no país e no mundo, inspirando assim o gosto pela pesquisa científica aos participantes.

A Programação do ERES está sendo elaborada com palestras de profissionais da indústria, palestras da academia, MiniCursos e submissões de artigos para serem apresentados em um fórum para graduacao, um fórum de industria e um fórum para pós-graduacao.

Para engrandecer o evento, em 2018, o ERES está inserido dentro da Semana de Ciência e Tecnologia de Dois Vizinhos, que ocorre de 20 a 26 de outubro de 2018.

A Semana de Ciência e Tecnologia de Dois Vizinhos é um evento multidisciplinar para estudantes, acadêmicos e profissionais envolvidos no setor produtivo de tecnologia. O setor de tecnologia no Sudoeste do estado do Paraná é privilegiado, possuindo empresas que fomentam negócios e desenvolvimento sócio-regional. A velocidade de inovação do mercado de TI gera demanda por profissionais qualificados, ampliando as contratações e alavancando carreiras. A Semana de Ciência e Tecnologia de Dois Vizinhos visa a configurar um ponto de encontro entre empresas, investidores, profissionais envolvidos com tecnologia e acadêmicos capazes de trocar experiências sobre inovação, tecnologia e computação.

Além do ERES, a programação da Semana de Ciência e Tecnologia de Dois Vizinhos conta com o evento HUB 2018. Em sua quarta edição, o HUB 2018 potencializa a ciência e difunde os esforços tecnológicos da região. O HUB promove o envolvimento da APL de TIC – Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação, das instituições de ensino, das empresas e das associações comerciais, dentre outros ativos. Sua programação de 2018 envolve: Hackathons, Paineis empresariais,  Workshops, Palestras sobre tecnologia, Painel Agrotech e Apresentações artísticas.